quinta-feira, 24 de abril de 2008

Mais um bocadinho do mesmo - Queima das fitas 2008, Coimbra

Espécie de programa:

Sexta Feira (dia 2 / 3)
 Fingertips
 The voices of Bob Sinclair & David Gueta – Gary Nesta Pine, Tara Mcdonald e Cozi
 Sexy Sound System
 As Fans

Sábado, 3 Maio:
 Hands On Approach
 David Fonseca
 Anthony B
 Tuna de Medicina da Universidade Coimbra
 Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra

Domingo, 4 Maio:
 GandaMalucos
 Tiago Silva
 José Malhoa
 Hi-Fi
 Fan-Farra

Segunda-feira, 5 Maio:
 Diabolo
 Quinta do Bill
 Primitive Reason
 Estudantina

Terça-feira, 6 Maio:
 Soulbizness
 Mind da Gap
 Clã
 In Vino Veritas
 As Mondeguinas

Quarta-feira, 7 Maio:
 Moranguitos
 Jorge Palma
 Yves LaRock feat Jaba
 Phartuna
 Imperial Taffuc

Quinta-feira, 8 Maio:
 Pluma
 Ez Special
 Gabriel, o Pensador
 Coral Quecofónico do Cifrão

Sexta-feira, 9 Maio:
 Klepht
 Tiago Bettencourt
 Groove Armada Dj set
 Grupo de Cordas
 Orxestra Pitagórica

Sábado, 10 Maio:
 Dapunksportif
 James
 Mesa
 Rags
 Grupo de Fado

Um bocado de ciência [também não faz mal a ninguém]

Milagre da cerveja

Como podemos observar no gráfico, da quantidade 1 à 5 as
mudanças não são significativas. De 5 a 12 o efeito dà-se drasticamente.
Considerando a quantidade 12 como ponto óptimo.
Da quantidade 12 à 13 temos uma considerável regressão, até que,
no ponto vinte alcançamos [zero], ou seja, o ponto inicial.
Qualquer quantidade a partir da 13º faz diminuir a "utilidade", até [q15].Até podendo-se verificar uma «utilidade negativa».

Graf.1 - Efeitos da cerveja na visão [].


Contudo, ao passo que a utilidade total aumenta com o aumento do consumo do bem, a utilidade marginal, ou seja, o acréscimo de utilidade total que se obtém quando é consumida uma unidade adicional do bem, diminui progressivamente, designando-se este fenómeno por Lei das Utilidades Marginais Decrescente.
A questão é, isto tem alguma utilidade? Julgo que não . . .

terça-feira, 22 de abril de 2008

Rio balsemão II Lamego

Mais uma foto do rio balsemão. Desta vez com mais àgua. Tirada no dia 20 de Abril.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Da vigência (dispensável) do Positivismo - Citação

« Nas palavras de LEGAZ Y LACAMBRA, " lo mismo que se ha hablado de un "eterno retorno" del Derecho Natural (...) puede hablarse de un "eterno retorno" del positivismo", favorecido pela decadência das circunstâncias sociológico-intelectuais que tinham apoiado o jusnaturalismo.
Descaracterizado nos seus postulados fundamentais, talvez não surpreenda que o positivismo jurídico ainda não tenha perdido a influência que observamos na ênfase dada à lei e, por vezes, à neutralidade axiológica do juiz. Aliás no nosso Código Civil há claras influências positivistas: v.g., o relevo conferido à lei e a omissão do costume no quadro das fontes de direito (arts. 1.º a 4.º); o afastamento do costume contra legem (art. 7.º/1); a disciplina da interpretação da lei (art.9.º) e da integração das lacunas (art10.º); etc.»

Retirado do livro de Introdução ao Estudo do Direito do Prof.Doutor A. Santos Justo (Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da Universidade Lusíada do Porto; Presidente do Conselho Cientifíco da faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

terça-feira, 15 de abril de 2008

TERRA MATER

«o meu coração é terra,
Hei-de mandá-lo lavrar,
Pra semear os desejos
Que tenho de te falar»

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Tir´te para lá! já não avezas! numa enxada não é assim que se pega! Larga!

«Meu pai chora que se mata, por eu chegar ao escalão:
Não chore, meu pai, não chore,
Que eu hei-de ter livração.»

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«Ó Maria,tola, tola,
Olha o que foste fazer!
Foste casar com um soldado,
Mais te valeria morrer!»


Trindade Coelho «amores antigos».

Acordo ortográfico kom a juventude

A geraxão raxca tranxmt mal ox valorex há geraxão xunga

domingo, 13 de abril de 2008

As tuas cartas


Das cartas que de ti eu tenho tido
Ultimamente, só são duas linhas
Mas não julgues por lá que estou sentido
Porque eu também sei ler nas entrelinhas,

Quantas saudades há nessas cartinhas!
Quanto poema belo aí contido!
Quanto chorar que até essas mãozinhas
Escrevem sempre tudo tão tremido

Depois das cartas tuas bem reler
Marejam-se-me os olhos sem querer,
Nunca podendo escrever linha alguma!...

Perdoa se te ofendo meu amor!
Mas olha: talvez seja bem melhor
Que não me mandes mais carta nenhuma!

António Fernando Rodrigues Lemos Quintela

Da inteligência II

Um dos textos que mais nos marcou, foi aquele que lemos da autoria de Witold Gombrowicz – Cuanto más inteligente se es, más estúpido. In: GOMBROWICZ,W.; DUBUFFET, J. Correspondencia. Barcelona: Anagrama, 1971.
Este texto influenciou, sobremaneira, a nossa compreensão sobre a temática da inteligência, iniciada no post de 12 de Abril. Propomo-nos, neste post, a oferecer a nossa interpretação acerca desse texto, com tão sugestivo titulo, e a adapta-lo para a actualidade.
Nos tempos em que vivemos, em plena era da globalização, a grande preocupação das instituições consiste em “especializar” o conhecimento, em “refinar” a nossa inteligência. Cada vez, é maior a difusão de revistas especializadas de determinado tema, ou área da cultura – o snobismo prolifera cada vez mais. Tendemos a perder as nossas raízes, a nossa cultura característica. Porém, não nos devemos esquecer que a especialização em demasia, pode acarretar consequências, tais como a estupidez.
Como dizia Gombrowicz “Cuanto más inteligente se es, más estúpido”. Ele sustentava esta afirmação, com a seguinte base argumentativa: Se a nossa inteligência, actualmente, se direcciona apenas para as áreas do saber dito “elevado”, “erudito”, o nosso cérebro começa apenas a conseguir filtrar esse conhecimento, deixando passar todo o outro conhecimento, quais grãos de areia fininhos, contribuído assim para a nossa estupidificação. Resulta daqui, que, pensando nós, que nos estamos a “cultivar”, estamos é a estupidificarmo-nos. É necessário darmos atenção a todos os aspectos do saber, não só os institucionalizados, mas também, todos aqueles que sensibilizem o nosso ser. Devemos fugir das hierarquias, dos catálogos.

sábado, 12 de abril de 2008

Da inteligência



É muito usual o emprego do vocábulo inteligência, em várias situações do quotidiano, por vezes com sentidos díspares. Mas em que consiste a inteligência? Será algo definível? Importa a sua definição? Cremos que sim.
Podemos definir a inteligência como o fazia à 50 anos um pensador português aos microfones da Emissora Nacional, dizia ele, no essencial, que a inteligência era uma faculdade do imaterial, que actuava não para as coisas sensíveis, mas direccionava-se ás ideias (a teoria das ideias de Platão). Dizia, também, que para utilizar a inteligência era necessário lançar mão de dois elementos: a atenção (seguida da reflexão) e a memória. Para captar a nossa atenção era necessário seleccionarmos um assunto do nosso interesse, uma vez que se não nos debruçássemos com interesse sobre um assunto, a nossa inteligência não actuava com eficácia sobre ele. De seguida, tínhamos que reflectir sobre ele, algo que podia ser automático, mas que, não obstante, deveria ser treinado e aperfeiçoado. Essencial a este processo todo era a fase da memorização, isto é, a fase em que actua essa fabulosa faculdade: a memória. Já dizia Pascal “Todas as operações do espírito necessitam da memória”, Dante afirmava peremptoriamente “Não há ciência sem memória”. O mesmo autor (que temos vindo a citar de forma adaptada, ou seja, sem ser letra por letra, mas o essencial da sua mensagem) dava uma fabulosa imagem, dizendo que conhecer sem memorizar não era saber, era o mesmo que a corrente de um rio claro, claro, mas que passa por nós sem parar… Os conhecimentos para se saberem tem que ser memorizados - se quiserem decorados - ou mesmo marrados!
Esta última ideia vai contra o pensamento de muitos, que fazem troça de quem memoriza, estuda a sério portanto, chamando-os marrões, em jeito de calúnia.
Confessamos já que a nossa memória não é pródiga, estudamos (em consciência temos que admitir que é pouco) com esforço e temos consciência que não possuímos metodologia, mas admitimo-lo! Outra ideia que se ouve circular pela sociedade é de que certo individuo é muito inteligente, pena não querer estudar (diferente é os que não podem mesmo), ou não ter tido sorte. Na nossa opinião, quem não estuda (tout court), não é nada inteligente, porque se o fosse estudava (com isto não estamos a dizer que só quem estuda é inteligente!), dizer o contrário é uma forma de valorizar o que não tem valor. Quanto muito podemos dizer que quem não coloca em prática a sua inteligência (demos o exemplo do estudo, porque é o mais usual, mas existem outros), não é inteligente, quanto muito é potencialmente dotado de inteligência.

Académica faz história



A Académica fez hoje história ao derrotar o SLB por 3-0 em casa, estando cada vez mais perto de assegurar a manutenção no escalão principal do futebol português. A Académica já não ganhava ao SLB, em casa, à muitos anos. A académica necessitava de pontuar no estádio da luz, visto ter jogos complicados até ao fim da época. Vai defrontar ainda o V.Guimarães, o Nacional, a Naval e Sp. Braga. Sendo a equipa, das do fundo da tabela, que vai tem o calendário mais complicado. Os três pontos conquistados ao SLB serão determinantes para a manutenção. Parabéns à briosa. BRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA!!!!!!!!!!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Das citações

"Se as vossas ciências ditadas pela sensatez não serviram senão para perpetuar a indigência, dai-nos antes ciências ditadas pela loucura, desde que serenem furores, aliviem as misérias dos povos"

Charles Fourier

As oportunidades

I. Profs:
Se a escola fosse “séria” os professores seriam “sérios” – os professores fazem-se na escola (…).Manifestações, será que os professores defendem alguma escola? Não será que apenas defendem os seus interesses? Será que não entendem que o sistema entrou em colapso, muito por sua culpa. Para defesa dos seus interesses corporativos porque não começam por criticar o sistema de acesso ao ensino superior público, não será daí que vêm todos os problemas? Não aceitam que a sua classe profissional está proletarizada? Não acompanham o evoluir dos tempos? Não serão condicionados pelos sindicatos?
Muitos contribuem para a ilusão dos jovens, levando muitos deles “ao colo”, passando-os sempre de ano. Esses jovens formar-se-ão e irão reclamar por uma profissão, profissão essa que num regime sério nunca almejariam. Muitos deles serão profs, continuando…

II. O Estado:
O Estado deve garantir, como garante, um acesso universal e tendencialmente gratuito ao sistema de ensino. Daí não se deve retirar a ideia que todos que a frequentam devem ter aprovação (…). Os seres humanos são (devem ser) todos iguais independentemente da classe social em que se originam, existem filhos de proletários com interesse em estudar, existem filhos de “burgueses” sem interesse em estudar e, vice-versa. Que se criem as condições na escola para que os mais desfavorecidos estejam em pé de igualdade com os mais favorecidos tudo bem! Agora, direccionar a escola para que todos sejam aprovados, mesmo sem mérito é que não…
Muitos chegam à escola com certas necessidades especiais, à escola compete colmatá-las, para se realizar uma efectiva igualdade material. Tudo bem. Mas, nunca perdendo de vista o mérito.
E, está claro, as pessoas não têm todas as mesmas capacidades, há bons e maus, como em todo o lado…
Quem não tem capacidade para estudar e/ou, não tenha interesse, e isso não possa ser imputado directamente a um professor ou à escola, deve, abandonar a escola ou serem-lhe propostas outras vias. O ensino técnico – profissional é uma boa solução.
Sempre existiram classes sociais, as classes sociais são mesmo o que originam o Estado. A Constituição, que se saiba, não garante graus de escolaridade a todos. Garante-lhe os meios. Os professores, está claro, devem ensinar, quem não quer ou não consiga, deve procurar alternativas. Tudo isto é óbvio.

III. (Ainda mais) oportunidades:

Novas oportunidades. Oportunidades, oportunidades. Decerto muitos nunca tiveram oportunidades, outros, as tiveram em demasia…
É inadmissível que, em três meses, se possa obter o diploma do 9º ano ou até do 12º.
Com meia dúzia de trabalhos feitos no Word, ou algo do género. Para que servirão os computadores com banda larga? Para estudar? Para ver pornografia? you tube?
O que aprendem?
Será que a escola só serve para a aprendizagem de “matérias”? Será que a escola não serve para formar uma pessoa “para a vida”, cidadania, etc.? Como, em três meses o Estado concede um diploma? Não se entende….

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Citação

A psique das massas é de natureza a não se deixar influenciar por meias medidas, por actos de fraqueza.
Assim como as mulheres, cuja receptividade mental é determinada menos por motivos de ordem abstrata do que por uma indefinível necessidade sentimental de uma força que as complete e, que, por isso preferem curvar-se aos fortes a dominar os fracos, assim também as massas gostam mais dos que mandam do que dos que pedem e sentem-se mais satisfeitas com uma doutrina que não tolera nenhuma outra do que com a tolerante largueza do liberalismo. Elas não sabem o que fazer da liberdade e, por isso, facilmente sentem-se abandonadas [Hitler: A minha luta]. Terror do socialismo? Opressão das massas e dos tolos? ;"
a social-democracia se recomenda sobretudo aos fracos de espírito e de caráter". O povo cairia nas redes da social-democracia; Hitler tinha outro projecto...

Jogo controlado


O Sporting perdeu hoje em casa por 2-0 contra o Glasgow Rangers na 2ª mão da Taça Uefa, sendo eliminado da competição. Segue o GR para a meia-final. Paulo Bento refere que o jogo "esteve controlado". Os jogos do Sporting estão sempre todos controlados para Paulo Bento. Mas, na verdade, quem controlou o jogo foi o Rangers. Prudente na defesa, com um jogo simples, consegue marcar dois golos em contra-ataque. Pode-se pensar que a equipa do Rangers queria o empate, mas não, a equipa do Rangers veio a Portugal com a lição bem estudada, sabia bem o que queria, ganhou o jogo. Ganhou bem, mereceu-o. Com um jogo seguro, eficaz na defesa e no ataque. No futebol o que interessa são os golos, e aí estão dois!!
Paulo Bento pode agora meter a cabeça num balde. Agora só um milagre fará com que o Sporting ganhe o que ainda pode, a taça de Portugal. Não me parece...


Da vitória - Saber Ganhar

Benfica
Casa do Benfica do Porto alvo de vandalismo


"A Casa do Benfica do Porto foi vandalizada, ontem à tarde. Este foi o segundo acto do género verificado no último ano e meio nas instalações dos «encarnados» da Cidade Invicta."

"A Direcção da Casa, presidida por Maria José Lima, emitiu um comunicado a dar conta do sucedido, adiantando que já foi apresentada queixa na Polícia de Segurança Pública, que tomou conta da ocorrência"

É abjecto o comportamento dos adeptos (alguns) do FCP. Esta noticia mencionada supra, é mais um exemplo. Recomendo um exercicio, a todos aqueles que pugnam e vibram com a beleza do futebol, i.e, gostam de futebol tout court, que consiste no seguinte : vão ao youtube visionar os videos dos festejos do Benfica na cidade invicta aquando da sua última conquista, e comparem-no com o video da última conquista do FCP. Salta logo á vista que os adeptos do Benfica apenas gritam a plenos pulmões o nome do seu glorioso clube, por outro lado, os adeptos do FCP, gritam impropérios dirigidos ao Benfica - julgo que esta imagem diz tudo. Da justiça da vitória de este ano do FCP no campeonato só tenho a dizer o seguinte: quando nos sentimos protegidos por um poder "sobrenatural" sentimo-nos invenciveis, não é?

Parabéns ao FC Porto


No dia 25 de Abril deste mês o Futebol Clube do Porto sagrou-se matematicamente campeão nacional derrotando o Estrela da Amadora por 6-0. O Porto demonstrou neste jogo porque é a melhor equipa do campeonato, dando a maior goleada desta época [6-0] ao “pobrezinho” Estrela da Amadora.

Este título é o 23º do FCP, deixando o Sporting, a nível de títulos, cada vez mais para trás e, ameaçando o SLB.

O FCP foi a melhor equipa do campeonato, a suspeição levantada à hegemonia do FCP não faz qualquer sentido. Todos viram o que se passou esta [e outras] época (s) nos relvados, uma clara superioridade da equipa do FCP. O FCP ganhou o campeonato naturalmente. O FCP encontra-se, neste momento, a 19 pontos do segundo classificado! Todos os que contestam isto, só podem ter inveja… Força FCP.

Blog, Total freedom?

Como sabem – quando os blogs surgiram, «o povo» teve a efectiva possibilidade de se emancipar do sistema opressor dos mass media, do monopólio dos meios de comunicação (...). Como se recordam em 1998/1999 surgiu o primeiro blog no nosso pequeno Portugal. Nesse tempo os blogs estavam [naturalmente] desacreditados [não passariam de um fenómeno efémero] não tinham quaisquer relevância social, sendo marginalizados pelo sistema. Quando Pacheco Pereira em 2003 cria o seu blog [http://www.abrupto.blogspot.com o] fenómeno ganha relevância, um intelectual da nossa praça a escrever um blog!!!. O abrupto trouxe uma certa respeitabilidade ao mundo dos blogs, deu-lhes ânimo e impulso de que tanto careciam e, muitos mais foram criados por figuras públicas, sendo hoje um importante meio de comunicação/informação/interacção, whatever.
Hoje em dia a Internet está acessível a toda a população, toda a população pode dispor facilmente desta. Do rico ao pobre, do erudito ao leigo, etc. Aqui está o risco que foi apontado por muitos no advento deste fenómeno da social web, o do analfabetismo informático – o de proporcionar um maior grau de ilicitudes asseguradas por uma grande sensação de segurança [Hugo Daniel Lança Silva].
Em muitos blogs é esta a tendência. Criados por diversas ordens, muitos têm claramente o propósito de enxovalhar terceiros, não tendo estes na maior parte das vezes possibilidades de se defenderem. Diversos problemas emergem destas / outras situações, problemas estes que não serão tratados aqui, nem é este o nosso propósito.
No conforto do lar qualquer um pode livremente criar um blog ou comentá-lo, com uma grande sensação de segurança, sem que haja qualquer controle. De uma forma anónima, com um pseudónimo, etc. Podendo assim, livremente, utiliza-lo da forma como bem entender, Ad infinitum.

Mas, por isto, não acaba o Mundo! Por enquanto basta que os cibernautas mantenham a sua conduta inalterada na Internet. Acabando a liberdade começa a libertinagem…

Rio balsemão, cidade de Lamego.


O rio de balsemão passa pela cidade de Lamego, desagua no Varosa.
Este rio abastece a cidade de Lamego.
Esta foto é do bairro da ponte, uns dos locais de passagem deste rio.
Bairro típico da cidade de Lamego.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Nota de apresentação

“Age de tal modo, que as consequências da tua acção sejam concordantes com a máxima prevenção ou diminuição da miséria humana.”
A.K.

Os autores deste blog não se crêem sábios em nenhum dos temas a que se propõem tratar, muito pelo contrário, têm a perfeita consciência das suas lacunas culturais. Destarte não temem a expor-se ao julgamento daqueles que contactam com o blog. Pretende-se com este blog divulgar ideias e pontos de vista sobre diversas áreas do saber humano. A ideia de criar um blog surgiu depois de constatarmos que o número de comentários por nós feito a posts na blogsfera era em número tão considerável que poderiam eles próprios ser compilados e darem origem a um blog autónomo. No entanto, este blog não será constituído pela reciclagem desses mesmos comentários, mas sim, por posts ou textos "frescos".
Um só será o nosso guia: a verdade.

"Le vrai, je sais, fait souffrir: voir, c'est peut-être mourir. Qu´import? oh mon ceil, regarde"
J.M.Guyau

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